FANDOM


Ada Wong é uma asiática que trabalha como espiã para uma organização originalmente rival à Umbrella. Pouco se sabe sobre seu passado e não se tem certeza se este é seu verdadeiro nome. Ela trabalhou disfarçada, obtendo informações sobre as pesquisas da empresa enquanto mantinha um relacionamento falso com um pesquisador chamado John. Com seu treinamento especial, Ada é a definição de uma profissional. Até mesmo nas situações mais extremas, ela conduz seus planos até o final de forma fria e calculista. No entanto, os sentimentos que Ada tanto tenta esconder para alcançar seus objetivos podem desviá-la de seu caminho.

Infiltrando-se na UmbrellaEditar

250px-Ada1-1-.jpg
Em algum momento entre os anos de 1994 e 1998, Ada Wong infiltrou-se na Umbrella para reunir informações sobre o T-vírus, que ainda estava sendo desenvolvido em Arklay, mesmo após a transferência de Willian Birkin para o laboratório subterrâneo. Em 1994, John assumiu o cargo de pesquisador chefe e ficou lá até morrer infectado durante o vazamento do vírus, em junho de 1998. Ada conseguiu infiltrar-se no laboratório e manteve um relacionamento amoroso de fachada com John, que criou bastante confiança na espiã. Em uma carta escrita pouco antes de sua morte, John pediu a Ada que recuperasse todos os dados sobre as pesquisas que eram conduzidas no laboratório secreto da Umbrella em Arklay e tornasse essas informações públicas. Não se sabe se Ada não estava no laboratório durante o vazamento do T-vírus ou se ela simplesmente conseguiu fugir a tempo de não ser infectada.

Unindo-se a Albert WeskerEditar

Com o vazamento do T-vírus na mansão, Albert Wesker enxerga a possibilidade de abandonar a Umbrella antes que sua carreira como pesquisador seja destruída. Ao deixar a Umbrella, Wesker pretendia unir-se a outra empresa, mas para isso, precisava oferecer algo em troca de um cargo. Em algum ponto neste período, Wesker entra em contato com Ada Wong e os dois trocam informações. Ele envia a ela vários dados sobre seu passado na Umbrella (Wesker’s Report II), enquanto a espiã informa ao vilão dados sobre a produção do G-vírus no laboratório subterrâneo. Ada também descobre que a filha de Annette e William Birkin, Sherry, carregava uma amostra do G-vírus em um pingente. Com essa informação, Ada parte para Raccoon City em meio ao caos que tomou conta da cidade durante o vazamento do T-vírus para obter esta amostra.

Em busca da amostra do G-vírusEditar

Na busca pelo pingente de Sherry Birkin, Ada conhece o policial novato Leon S. Kennedy no esta

140px-Re4-ada-wong-6-1-.png

Ada durante sua aparição em Raccon City

cionamento do Departamento de Polícia de Raccoon City. De prontidão, ela conta a Leon que está procurando por Ben Bertoluci, um repórter que estaria preso em uma das celas da delegacia e pede ajuda para encontrá-lo.

Na cadeia, Ada tenta conseguir mais informações perguntando ao jornalista o que ele descobriu sobre o incidente, pois estaria procurando por seu namorado desaparecido, John, que trabalhava para a Umbrella. Ben se recusa a dizer o que sabe e prefere permanecer preso na cela, com medo dos monstros que rondam a delegacia, mas informa a Ada e Leon que há uma saída da cidade através dos esgotos.

Leon e Ada percorrem o caminho indicado por Bertolucci. A espiã acaba esbarrando com Sherry em uma área nos esgotos e encontra o tão desejado pingente, que a menina deixa para trás. No entanto, ela ainda não sabia que aquela era a filha de Annette e William, e que aquele pingente continha o G-vírus.

250px-4-1-.png

Ada "morre" nos braços de Leon

Nos esgotos, Ada e Leon se reencontram e são surpreendidos por Annette. A esposa de Birkin sabe que espiões estão rondando o laboratório em busca do G-vírus, e avistar os dois, não hesita em atirar. Para proteger Ada, Leon coloca-se na frente dos tiros e é atingido. A espiã deixa o policial para trás e corre atrás de Annette. Ao confrontá-la, a pesquisadora percebe que Ada está usando o colar de Sherry. Após um confronto com Annette, a espiã verifica o pingente novamente e encontra a tão desejada amostra de G-vírus.

Espiões também amamEditar

Apesar de focada em seus objetivos, Ada não consegue deixar de se sentir agradecida por Leon tê-la protegido

202px-Ada Wong UC-1-.jpg

Ada depois do incidente em 1998

dos disparados de Annette. Ao reencontrar o policial, ela cuida de seus ferimentos. Mas, com a amostra em mãos, não havia mais motivo para permanecer no laboratório. Então, ela logo diz a Leon que seu suposto namorado, John, havia morrido.

De posse dos medalhões que dão acesso à saída dos esgotos, Leon e Ada embarcam em um bonde que os leva até a entrada para o laboratório subterrâneo, abaixo de Raccoon City. Durante a descida, os dois são surpreendidos por William Birkin, que consegue ferir Ada com suas garras.

O policial deixa o bonde para procurar medicamentos para o ferimento de Ada. Ela, no entanto, ativa o transporte, que volta a descer. Confuso por ter sido deixado para trás, Leon começa sua investigação pelo laboratório, mas é surpreendido por Annette, que revela a verdadeira identidade de Ada: uma espiã enviada para roubar o G-vírus.

250px-Ada5-1-.jpg

Ada em 2005

Ainda no interior do laboratório, Ada reencontra Leon, enquanto ele é perseguido pelo Tyrant T-103. A espiã tenta defendê-lo do monstro, mas acaba gravemente ferida. Pouco antes de desfalecer, Ada confessa: apesar da missão, ela acabou se envolvendo com Leon, e se apaixonou pelo policial. Leon parte, acreditando que ela havia morrido. No entanto, Ada apenas finge sua própria morte para escapar do laboratório sem problemas, portando a amostra do G-vírus. Mesmo assim, ela continua a monitorar Leon, auxiliando-o na batalha final contra o Tyrant. Porém, antes que pudesse ser reconhecida, a espiã vai embora. Enquanto Leon, Claire e Sherry partem no trem de fuga, Ada corre para deixar o laboratório antes da explosão ser disparada pelo sistema de auto-destruição.

Luta contra o tempoEditar

Voltando às ruas da cidade, Ada chega ao Hotel Apple Inn, onde havia marcado com seu contato para entregar a

180px-Ada3-1-.jpg
amostra do G-vírus. Durante o incidente, no entanto, o homem cometera suicídio. Ada acaba, então, falando diretamente com Wesker através de um dispositivo eletrônico. Com a iniciativa inicial de deixá-la para trás, Wesker desiste da ideia ao ver a amostra de G-vírus obtida por Ada. Prontamente, ele informa que só há uma chance de escapar da cidade: embarcando no helicóptero de Sergei.

Ao alcançar o West Side Gate, Ada é surpreendida pelo Tyrant R. Após derrotá-lo, ela avista o helicóptero de Sergei sobrevoando a cidade. Usando sua Grapple Gun, ela consegue alcançar o contêiner carregado pela aeronave e deixa Raccoon City antes da explosão.

Em busca de Las Plagas e traiçãoEditar

Em 2004, Albert Wesker descobre que o antigo parasita Las Plagas está sendo usado pela seita Los

180px-Ada Wong La Femme-1-.jpg
Illuminados, em uma região remota da Espanha. Realizando investigações sobre o parasita e a seita, Ada descobre que Luis Sera, um pesquisador que estudava e desenvolvia o parasita para Los Illuminados, está arrependido de ter se envolvido com o grupo. A espiã interceptou um dos emails de Luis para um amigo de faculdade, no qual ele afirmava que precisava de ajuda para escapar da vila. Vendo aí uma oportunidade de obter o parasita, Ada oferece auxílio a Luis em troca de uma amostra de Las Plagas Controladora. Com o acordo feito, a espiã parte para a vila na Espanha para obter o parasita.

Enquanto isso, Wesker buscava o parasita também através dos trabalhos de Jack Krauser, que havia se infiltrado na seita e sequestrado a filha do presidente norte americano, Ashley Graham, como prova de confiança. O sequestro atrai Leon ao local, que recebeu ordens de salvar a moça.

274px-Ada2-1-.jpg

Ada com sua machine gun

Chegando à vila, Ada descobre que o trabalho não será assim tão fácil, pois Los Illuminados descobriram os planos de fuga de Luis e o prenderam em uma cabana. Seguindo os passos do pesquisador, Ada acaba por defender Leon na casa de Bitores Mendez, o chefe da vila. No entanto, o agora agente do governo não sabe que a espiã está no local. Ao defender Leon, Ada acabou atraindo a atenção de Bitores, que a persegue. Durante a fuga, ela é atingida por um dardo tranquilizante e capturada pelos Ganados. Se não fosse por suas habilidades, Ada teria sido morta em uma espécie de ritual de sacrifício.

À noite, Ada e Luis se reencontram do lado de fora de uma cabana. Ela cobra a amostra de Las Plagas do pesquisador, mas Luis diz que ainda precisa buscá-la. A espiã não estava somente interessada na amostra, mas também gostaria de ajudar Luis por ter criado empatia por ele e admirar seu trabalho.

Finalmente, já no castelo de Salazar, Ada e Leon se reencontram, seis anos após o incidente de Raccoon City. As suspeitas do agente se confirmam: Ada havia sobrevivido ao incidente e trabalhava para Wesker desde então. A espiã não responde aos questionamentos de Leon e foge.


Quando Luis consegue obter a amostra e aguarda Ada no interior do castelo, a espiã recebe ordens de matar Leon assim que obter o parasita. O vilão não quer contar com a sorte de ter um sobrevivente de Raccoon City sabendo de seus planos. Mesmo após tantos anos, Ada ainda parece nutrir algum sentimento por Leon e se recusa a obedecer às ordens de Wesker. Ela passa a se preocupar com o destino do agente.

Pouco antes de encontrar Luis e obter a amostra, o objetivo de Ada é atrasado mais uma vez pela ação de

531px-Assignment Ada Costume-1-.jpg
Osmund Saddler. O líder de Los Illuminados mata o pesquisador espanhol no interior do castelo e recupera a amostra de Las Plagas Controladora. Ada atualiza Wesker do status da missão, e ele muda de ideia sobre matar Leon: agora que Saddler tem a amostra, Ada deve usar Leon como uma distração para a seita enquanto conduz seu plano.

Na área externa do castelo, Ada aguarda Leon em uma lancha. Os dois se dirigem à ilha para onde Jack Krauser havia levado Ashley. No local, Ada descobre que Wesker repassou as ordens de matar Leon para Krauser. Ela desvia a atenção de seus objetivos para impedir que o agente seja assassinado. Apesar de trabalharem juntos e com o mesmo objetivo, Ada e Krauser não confiam um no outro. A espiã sabe que apesar de o ex-soldado ter se deixado levar pelo poder do parasita Las Plagas, ele é fiel a Wesker. Já Krauser acredita que Ada pode ter objetivos que vão além dos repassados por seu chefe. Quando a espiã decide impedir que Krauser mate Leon, as desconfianças do ex-

E-1-.jpg
soldado sobre ela se confirmam. Por fim, Ada acaba sendo o algoz de Krauser, matando-o na ilha.

Em uma tentativa desesperada de impedir a fuga de Leon e Ashley, Osmund Saddler se transforma em um monstro. Ada ajuda o agente a derrotá-lo da mesma forma que o salvou do Tyrant em 1998, cedendo-lhe um lança-foguetes. Porém, pouco antes do agente obter a amostra que Saddler portava, Ada o ameaça com uma arma, e ordena que ele a entregue. A espiã, então, foge em um helicóptero e ativa um dispositivo para explodir a ilha. Ela dá a chave de um jet ski para Leon e Ashley fugirem.


Sabendo dos planos de Wesker em deixar a Organização e unir-se à Tricell, Ada Wong acaba por traí-lo após a missão na Espanha. Ela envia a ele uma simples amostra de Las Plagas comum, enquanto entrega a desejada Plaga Controladora à Organização, para quem realmente era fiel.

APARIÇÕESEditar

Ada Wong estreou propriamente na série Resident Evil no segundo título (Playstation), em 1997. Surgindo como

180px-Ada-CH-0431-1-.jpg
uma personagem misteriosa, Ada cativou o público mesmo com sua índole duvidosa. O lado humano de Ada é demonstrado não somente quando ela revela seus sentimentos por Leon, mas em seu epílogo, em Resident Evil 3. No texto, ela lembra que Ada é apenas um nome falso e o que viveu naquela missão, ao lado do homem por quem se apaixonou, deve ser esquecido.

[1]
Ada em RE4

Ada só retornaria à série em Resident Evil 4, em 2005. Surpreendendo os fãs, a espiã estava viva, e trabalhando com Albert Wesker. Ada também está presente em quatro extras de RE4: “Separate Ways”, “Assignment Ada”,

242px-Ada6-1-.jpg
“The Mercenaries” e “Ada’s Report”. “Separate Ways” é um extra das versões de Playstation 2, Wii e PC de RE4 que mostram a visão de Ada da missão na vila espanhola. Ao final de cada capítulo, o jogador assiste a uma parte do “Ada’s Report”, relatório no qual a espiã retrata informações que explicam os bastidores da missão na vila. Já o “Assingment Ada” é uma espécie de mini-game para obter várias amostras de Las Plagas. Em “The Mercenaries”, Ada completa o time de personagens jogáveis ao lado de Leon, HUNK, Krauser e Wesker.

Em 2007, Ada reaparece em Resident Evil: The Umbrella Chronicles, no cenário “Death’sDoor”, que mostra como a espiã deixou a cidade e sobreviveu ao incidente. Em Resident Evil: The Darkside Chronicles, Ada reaparece na revisão de Resident Evil 2, no cenário “Memories of a Lost City”.

A espiã fará sua estreia na tela grande em “Resident Evil: Retribution 3D”. No longa, Ada será vivida pela atriz chinesa Li Bingbing e terá um figurino idêntico ao de Resident Evil 4.

CURIOSIDADESEditar

- Ada parece ter sido inspirada na personagem “Nikita”, do filme homônimo de Luc Besson.
- Apesar de só aparecer propriamente em Resident Evil 2, o nome de Ada é citado em Resident Evil 1. Ela é a namorada do pesquisador John, que envia uma carta de despedida para ela e usa seu nome como senha em um dos computadores do laboratório.
- Ada é citada indiretamente no file de Resident Evil 5 “Memórias de Patrick 3″.
- Em RE: The Darkside Chronicles, a roupa original de Ada foi substituída pela usada em “The Mercenaries”, de RE4.
- Em Resident Evil 1.5, a versão “protótipo” de Ada Wong chamava-se Linda e era uma cientista da Umbrella.

ATORES E DUBLADORESEditar

Resident Evil 2, Resident Evil 4, Ada’s Report, Resident Evil: The Darkside Chronicles - Sally Cahil (voz).

Resident Evil: Retribution 3D - Li Bingbing.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória