FANDOM


Um pai de família apaixonado por armas de fogoEditar

Barry Burton iniciou sua carreira militar nos anos 80 ao entrar para a S.W.A.T., unidade de polícia altamente

250px-BarryBurton-1-

Barry Burton

especializada, presente nas grandes cidades dos EUA. Posteriormente, fez parte da Força Aérea Americana, onde serviu na mesma unidade que Chris Redfield. Apesar da vida atrelada à carreira militar, Barry tem um temperamento calmo e sentimental. Ele ainda tem grande senso de justiça e de responsabilidade. É bom pai e marido, tendo sempre em mente sua esposa Kathy e duas filhas, Moira e Polly.

A carreira militar só fez despertar a enorme paixão de Barry pelas armas de largo calibre, o que o tornou um grande especialista em armamentos pesados. Era amigo pessoal de Robert Kendo, o dono da loja de armas em Raccoon City.

S.T.A.R.S (1996)Editar

Em 1996, com a criação do esquadrão especial S.T.A.R.S, Barry entrou para a equipe Alfa. Sua posição era a de Backup Man (o membro que dá apoio ao batedor), além de ser o especialista em armas da equipe, encarregado do suprimento armado do grupo. O gosto pelo armamento de fogo fez com que Barry também trabalhasse na customização da Samirai Edge ao lado do amigo Robert Kendo e seu irmão, Joe Kendo.

Incidente da mansão e traição (24 de julho de 1998)Editar

Em 24 de julho de 1998, Barry e seus companheiros da equipe Alfa foram enviados até a Floresta de Raccoon para resgatar os membros da equipe Bravo, que haviam se dirigido ao local investigar os estranhos assassinatos que estavam ocorrendo. Tudo era um plano de Albert Wesker para reunir dados de combate de armas biológicas da Umbrella. Para evitar falhas na realização de seus planos, Wesker aproveitou a ligação forte de Barry com sua família para chantageá-lo. Nos dormitórios da propriedade em Arklay, o capitão dos S.T.A.R.S. informou a Barry que a Umbrella estava em posse de sua esposa e duas filhas e exigia que ele cooperasse com seus planos para que nada acontecesse com as três. Sem escolha, Barry decidiu trair seus companheiros da equipe Alfa e auxiliar Wesker.

Barry acaba deixando a tensão de seus amigos transparecer, o que desperta a desconfiança de Jill Valentine. Ela escuta enquanto ele é confrontado por Wesker nos dormitórios, e ao questioná-lo, ele disfarça dizendo que estava apenas falando sozinho e tenso com a situação pela qual estavam passando.


180px-Barry Burton-1-

Barry com sua Magnum

Barry acaba por atrair Jill até a sala do Tyrant, onde encontra Albert Wesker, prestes a libertar o monstro. Ele mantém Jill sob sua mira, tornando-a indefesa. Enquanto Wesker revela a Jill que a missão dos S.T.A.R.S não passou de um plano dele para a coleta de dados de combate de armas biológicas, Barry percebe que a Umbrella não está envolvida no sequestro de sua família. Ele então retorna para ajudar sua companheira, e acaba baleando Wesker, que estava a ponto de matar Jill.

Barry auxilia os companheiros a derrotar o Tyrant, e consegue deixar a mansão ao lado de Chris Redfield, Jill Valentine, Rebecca Chambers e Brad Vickers.

* Os fatos de Resident Evil Remake envolvendo Jill Valentine ou Chris Redfield, bem como Barry Burton ou Rebecca Chambers, foram relatados de acordo com o gameplay de cada um dos personagens principais do jogo.

Investigações com Chris e o resgate de Jill Valentine (agosto-setembro de 1998)Editar

Enquanto os membros dos S.T.A.R.S. permanecem em Raccoon City investigando a Umbrella, Barry vai com sua família para o Canadá, a fim de protegê-la de futuras retaliações da empresa. Em agosto, ele se reencontra com Chris na Europa, onde os dois investigam a sede da Umbrella.

Barry fica sabendo que Jill está presa em Raccoon City durante o desastre biológico que assolou a cidade. Ele usa um helicóptero civil para se dirigir à Raccoon para resgatá-la, antes que a intervenção com mísseis do exército norte americano leve a cidade pelos ares. No caminho, ele entrou em contato com Carlos Oliveira, e pode encontrar Jill na “Dead Factory”, logo após a moça derrotar Nemesis. Barry, Carlos e Jill conseguem deixar a cidade pouco antes dos mísseis atingirem Raccoon City.

APARIÇÕESEditar

A primeira aparição de Barry aconteceu em Resident Evil, como um dos membros dos S.T.A.R.S. Ele era o personagem de apoio de Jill Valentine, aparecendo diversas vezes para auxiliá-la. Dependendo das decisões tomadas pelo jogador ao longo do gameplay, Barry poderia ou não sair vivo da mansão. De qualquer forma, no final canônico do game, Barry sobrevive, já que faz seu retorno em Resident Evil 3, salvando Jill Valentine da explosão de Raccoon City. Em RE3 o personagem também ganha uma adição a sua história com um epílogo. Nele, Barry despede-se de sua família para ajudar os S.T.A.R.S a desmascarar a Umbrella, provavelmente após partir com a esposa e as filhas para o Canadá. Barry também retorna ao incidente da mansão em Resident Evil Remake.

Em uma participação que não faz parte do cânon da série, Barry está em Resident Evil: Gaiden, ao lado de Leon S. Kennedy. No game lançado somente para Game Boy Color, Barry e Leon seriam agentes de uma organização anti-Umbrella, e estariam investigando um desastre biológico em um navio.

Para a revolta de muitos fãs, a presença de Barry foi ignorada em RE: The Umbrella Chronicles. Mesmo no cenário que relata o incidente da mansão, “The Mansion Incident” Barry não tem participação alguma, restringindo a história à visão de Chris e Jill.

Ele retornou a série em “The Mercenaries Reunion”, modo extra de Resident Evil 5. Barry também é um dos personagens jogáveis de Resident Evil: The Mercenaries 3D, lançado para o Nintendo 3DS.

Barry é mais um dos personagens a ser retratado nos filmes em live action de Resident Evil, estando no quinto filme da série, “Retribution”. No longa, ele é interpretado pelo ator Kevin Durand.

CURIOSIDADESEditar

- As icônicas frases de Barry em Resident Evil 1 resultaram em referências em outros jogos como a lanchonete “Jill Sandwiches”, em Dead Rising, e em The Mercenaries Reunion, com a exclamação “I have THIS!” (é isso que eu tenho), frase dita por ele em RE1, ao referir-se a sua magnum.

ATORES E DUBLADORESEditar

Resident Evil 1 - Barry Gjerde (voz e atuação na abertura em live action)

Resident Evil Remake

- Ed Smaron (voz)

Resident Evil 5 (Mercenaries Reunion) - Jamieson Price (voz)

Resident Evil: Retribution - Kevin Durand

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória